quinta-feira, 24 de março de 2011

O PSB e a saúde em Osasco

A questão da Saúde é vista pela população como um dos maiores problemas do bairro e da cidade, junto com o problema da segurança, da limpeza e da conservação das vias públicas, do lazer, do desemprego, etc. 
        Os socialistas entendem que a Saúde e a Educação devem ser gratuitas e de qualidade, em todos os níveis. Eis as propostas que o PSB apresentou ao prefeito Emídio de Souza para o Programa de Governo da sua reeleição:

1. Capacitação permanente dos profissionais em todos os níveis, para melhorar o atendimento com qualidade e igualdade.
2. Adotar o Programa de Humanização da rede sugerido pelo Ministério da Saúde.
3. Criação da Central de Atendimento, eficiente, com marcação de consultas e exames por telefone, relatos de queixas e registro de reclamações.
4. Cartão Municipal da Saúde para todo usuário da rede com sistema informatizado e interligando toda a rede.
5. Triagem de urgência e emergência na atenção básica e de Prontos Socorros. 
6. Realizar pesquisas de satisfação do usuário sob orientação dos Conselhos de Saúde melhorando os sistemas de informação, informatização e comunicação.
7. Programa de Saúde dos Acamados com visitas aos pacientes com equipe multiprofissional.
8. Programa de Agentes Comunitários de Saúde e de Saúde da Família, ampliando para toda a população carente do Município.
9. Criação do Pronto Socorro Central Infantil.
10. Manter e melhorar os Centros de Especialidades, idoso, saúde mental, deficientes, tuberculose, etc.
11. Ter como meta reduzir o prazo para consulta de cerca de 40 dias hoje para no máximo de 10 dias e exames para 2 dias.
12. Melhorar a distribuição de medicamento na rede, principalmente para os de uso continuado como hiper-tensos, diabéticos, etc. com entrega pelo correio.
13. Ampliar a oferta de Rx e ultra-som usando convênios com a rede privada.
14. Lutar para ampliação dos recursos do SUS.
15. Fortalecer o controle social sobre ações, programas e gastos da saúde com monitoramento permanente da utilização dos recursos aplicados, fortalecendo o Conselho Municipal de Saúde, os Conselhos Gestores das Unidades e a Conferência Municipal de Saúde investindo na melhoria da capacitação dos conselheiros, das organizações comunitárias, contribuindo para uma participação mais qualificada
16. Ampliar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica e promover ações de proteção, promoção, prevenção, atenção e recuperação de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário