sexta-feira, 1 de abril de 2011

Saúde é Prioridade !

Em recente pesquisa em alguns bairros, foi feita a seguinte pergunta: “Que falhas você acha que o prefeito precisa corrigir para melhorar o governo ?”. A resposta mais freqüente, em alguns bairros com 90%, foi: “cuidar melhor da saúde”, ao lado de melhorar a educação, aumentar o número de vagas em creches, manter a cidade mais limpa e cuidada, etc.
A questão da saúde é vista pela população como um dos maiores problemas do bairro e da cidade, junto com o problema da segurança, da limpeza e da conservação das vias públicas, do lazer, do desemprego, etc.
Pode-se observar que o Posto de Saúde (UBS) é muito utilizado pela população, principalmente nos bairros mais distantes e populosos. Cerca de 60% a 80% das famílias do bairro utilizam o Posto.
Isto sugere que em termos de estratégia para a melhoria da rede pública municipal de saúde é uma questão decisiva melhorar o atendimento do Posto de Saúde, da Unidade Básica de Saúde. Se a ela for juntado o “Programa Médico da Família” e os “Agentes de Saúde”, a partir do Posto de Saúde, pode-se melhorar muito o atendimento básico e ambulatorial da saúde.
Também é muito importante e significativo o uso que as famílias fazem da Policlínica, do Pronto-Socorro: cerca de 30%, com variações diversas, utilizam estes equipamentos. Cerca de 15% utilizam também o hospital e 10% o convênio médico. Estes dados, são dados de bairros mais distantes e populosos. Quanto ao atendimento na Unidade de Saúde, os principais problemas observados são: a demora para marcar consultas e exames; a falta de médicos; a falta de remédios; atendimento insatisfatório do funcionário; demora para ser atendido na recepção.
Quanto ao que tem faltado na Unidade de Saúde os usuários apontam como mais frequentes: medicamentos de uso contínuo; medicamentos de pronto-atendimento; médicos, notadamente clínico, pediatra, ginecologista e o dentista, além de funcionários.
Como se nota, para o povo a saúde é prioridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário