quinta-feira, 14 de abril de 2011

O PSB e a Formação Política

Pergunta: Nesta semana começa o Curso de Formação Política do PSB. Qual a finalidade deste trabalho?
Resposta: Numa democracia, em tese todos são políticos: podem votar e ser votados. A questão da informação política e da formação política é importante para as lideranças e para as cidadãs e cidadãos. Para uma boa participação é necessária uma boa formação.
Pergunta: Quem inicia o curso é a deputada Luiza Erundina do PSB. Ela fala da participação das mulheres na política. As mulheres estão participando mais?
Resposta: No ano que passou, o Brasil elegeu Dilma Roussef como a primeira presidenta do Brasil. É uma referência importante na participação das mulheres na política.
Pergunta: Mas se considerarmos o número de vereadoras, deputadas, senadoras, prefeitas, governadoras a participação das mulheres não é tão grande, não é verdade?
Resposta: Sim. Se olharmos para um país como a Noruega, onde mais da metade dos deputados são mulheres, a participação política das mulheres no Brasil não é grande mas está crescendo. É preciso crescer mais ainda.
Pergunta: O curso trata também da questão de um Projeto Nacional de Desenvolvimento. Por que é uma questão importante?
Resposta: O Brasil precisa crescer, como vem crescendo e distribuir renda. Para isto é necessário um planejamento para redução das desigualdades, pelo menos de quatro desigualdades principais: de renda, da região, de gênero e étnicas. Sem a redução das desigualdades não se alcança o equilíbrio social, não se alcança a justiça social.
Pergunta: Para se alcançar a justiça social ou uma sociedade mais justa é essencial a participação política do povo?
Resposta: O PSB deve atuar firme para ampliar a consciência popular e a organização popular, para amadurecer o seu projeto político de criar uma sociedade mais justa, mais fraterna, mais igualitária. A formação política dos lideres, do cidadão e da cidadã é essencial para isto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário