sexta-feira, 29 de abril de 2011

21 de abril: Viva Tiradentes!

Em 1789 foi realizada na Capitania de Minas Gerais a chamada “Conjuração Mineira” ou “Inconfidência Mineira” contra a dominação portuguesa, em especial, contra os altos impostos cobrados do ouro. Os inconfidentes queriam um regime republicano e o fim das dívidas com Portugal.
Minas Gerais era uma das capitanias mais ricas da colônia por causa da mineração, principalmente na primeira metade do século XVIII (1700 a 1800). Na segunda metade deste século, a produção do ouro caiu muito, mas os impostos continuavam altos, o que provocou uma revolta muito grande.
Joaquim José da Silva Xavier, chamado “Tiradentes” foi uma figura de destaque entre os “inconfidentes” ou “conjurados” e foi considerado o seu principal organizador.
A revolta popular que deveria estourar no dia da “derrama”, ou seja, no dia da cobrança dos impostos atrasados acabou sendo denunciada ao governador de Minas. Tiradentes, que estava no Rio Janeiro, foi preso e encarcerado na Ilha das Cobras. Em Minas, ocorreram muitas prisões.
Vários conjurados ou inconfidentes foram condenados ao “degredo” (exílio), principalmente em Angola, Moçambique e Cabo Verde. Em 19 de abril de 1792, quatorze inconfidentes foram condenados à forca, ficaram sem os seus bens; seus filhos e netos foram considerados “infames”.
No entanto, nova sentença foi dada e apenas Tiradentes foi enforcado, no Rio de Janeiro, no dia 21 de abril de 1792, no Largo da Lampadosa, hoje Praça Tiradentes. Foi esquartejado e partes do seu corpo foram expostos em Minas; sua casa foi destruída e o terreno salgado para que ali não nascesse mais plantas.
Tiradentes é, considerado hoje, um dos pioneiros da luta pela independência do Brasil e é um herói nacional. Desde 1890, a data de sua morte, 21 de abril, é feriado em todo o Brasil.
Tiradentes ficou órfão de mãe aos 9 anos e de pai aos 11 anos. Foi criado por seu padrinho, o cirurgião Sebastião Ferreira Leitão. Ele o ajudava fazendo curativos, tirando dentes e substituindo-os por dentaduras, ficando conhecido na Vila Rica como “Tiradentes”. Em 1975, ingressou na 6ª Companhia do Regimento de Cavalaria Paga de Minas Gerais, no posto de “alferes”, (segundo tenente).
Sabia ler inglês e francês, lia os filósofos franceses inspiradores da Revolução Francesa e estudava profundamente a Constituição dos Estados Unidos da América.
A questão da independência nacional, a questão da autonomia da nação brasileira, é uma questão importante e sempre atual. Ao lado da questão democrática e da questão do bem estar do povo constituem três questões fundamentais da história do povo brasileiro.  E Tiradentes é um dos seus principais expoentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário