quinta-feira, 10 de março de 2011

“Mulheres em luta”

O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, é um marco importante na luta das mulheres em busca de seus direitos.
Alguns autores falam de três grandes ondas ou momentos do movimento de mulheres no Brasil.
A primeira onda seria a luta pelos direitos políticos, em especial, o direito ao voto.
A segunda onda foi uma luta contra a ditadura militar, o machismo, em especial, contra a violência sexual e pelo direito ao prazer.
A terceira onda é uma tentativa de reformar instituições consideradas democráticas, reformas do estado e participação política através de candidaturas próprias aos cargos públicos.
Já se fala de uma quarta onda que seria a tentativa de institucionalizar de forma efetiva a demanda das mulheres através da entrada delas no poder executivo e legislativo, através de coordenadorias de gênero, secretarias de mulheres, através da agenda internacional dos direitos humanos das mulheres, etc.
De acordo com a publicação “Mais Mulheres no Poder – Contribuição à Formação Política das Mulheres”, foi no século XX que as mulheres ampliaram suas conquistas e adquiriram: “ a) o direito a freqüentar escolas e universidades; b) o direito a trabalhar de forma remunerada e em larga escala, sobretudo fora do ambiente doméstico; c) o direito de votar e ser votada; d) o direito à liberdade sexual e reprodutiva, podendo fazer uso de avanços na ciência e na tecnologia, conquistando liberdade sobre seu próprio corpo, até então impossível;  e) o direito à possibilidade de separação conjugal, assim como o direito de se casar novamente de acordo com a própria vontade; f) o direito a um tratamento digno pela família e, principalmente, por seu cônjuge e ou parceiro; enfim,  g) o direito à igualdade de direitos e de oportunidades, como também h) o direito fundamental a sua diferença, sem que isso implique em desigualdade, hierarquia ou discriminação”.
Esta última conquista era bem traduzida pela palavra de ordem do movimento das mulheres: “Diferença sim, Desigualdade não”.
Em Osasco, pude acompanhar a luta das mulheres, em especial das mulheres socialistas, pela Delegacia da Mulher, Casa da Saúde da Mulher, Centro de Referência para as Mulheres Vítimas de Violência, melhor Educação, em especial pelas creches para as mulheres trabalhadoras.
Como se nota, houveram muitas lutas e muitas conquistas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário