quinta-feira, 28 de junho de 2012

A Prioridade Número Um


llPergunta: Como professor, como Presidente da Comissão da Educação da Câmara Municipal de Osasco e como Membro do Conselho Municipal de Educação o que precisa melhorar na educação?
Resposta: A educação é um processo dinâmico que sempre precisa se renovar. Acredito que Osasco ainda tem problema de acesso à escola para a fase da educação infantil, tanto para as emeis como para as creches.

llPergunta: Há uma procura muito grande por creches? Não deveria ser prioridade atender a mulher trabalhadora?
Resposta: Acredito que sim. A educação infantil de qualidade é um aspecto importante para a melhoria da qualidade da educação como um todo. Esta carência não é um problema só de Osasco. As metas de atendimento de creches do Plano Nacional de Educação e do Plano Estadual de Educação não foram cumpridas. Mas Osasco tem avançado no atendimento de creches, tanto de forma direta pelas creches da Prefeitura como de forma indireta através das entidades conveniadas.

llPergunta: A educação infantil é de responsabilidade só do município?
Resposta: Pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação sim. Mas agora, o governo Dilma está priorizando um projeto ambicioso na área de creches, que inclusive beneficiará Osasco com mais cinco unidades. E o governo estadual também está fazendo parcerias com o Município para a construção de creches (duas unidades). 

llPergunta: Os custos de manutenção das creches é muito elevado?
Resposta: Sem dúvida. Toda educação de período integral tem um custo elevado: o berçário, alimentação, etc. 

llPergunta: E que outros aspectos da educação são importantes?
Resposta: A grande questão é a educação de boa qualidade. Mas a valorização funcional e salarial dos professores, com plano de carreira definido e pactuado é fundamental. O elemento humano é a chave do processo educacional. Sem um dialogo permanente e respeitoso com os professores o processo educacional não avança de forma necessária.

llPergunta: Você ainda continua achando que a educação é a prioridade número um das políticas públicas?
Resposta: Sem dúvida. Continuo acreditando e lutando por isso. 

Mário Luiz Guide é professor universitário, formado em filosofia na USP e em Direito pela Unifieo, com doutorado na USP em Ciências Políticas. É vereador em Osasco e secretário geral do PSB no estado. www.marioguide.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário