quinta-feira, 21 de junho de 2012

A SAÚDE EM OSASCO


llPara os socialistas a saúde é um direito de todos e o poder público deve garantir sua promoção, sua proteção e sua recuperação. É produto das condições de vida e é um elemento essencial do desenvolvimento sustentável. Está ligada ao contexto social na qual as pessoas nascem, crescem, vivem e morrem.
A saúde envolve nutrição, higiene, saneamento, atividades físicas, meio-ambiente, atendimento médico hospitalar, etc. É importante o trabalho de prevenção e educação para a saúde.
Osasco tem 177 estabelecimentos de saúde. Os estabelecimentos de saúde pública são 47 sendo 45 municipais e dois estaduais; 130 estabelecimentos de saúde são privados; destes 128 tem fins lucrativos. Esta rede de saúde tem 757 leitos para internação sendo 376 da rede pública (232 da rede municipal e 144 da estadual) e 381 da rede privada.
As mortes ocorridas em hospitais foram 1.360 (morbidade hospitalar-óbitos) em 2010. Destas, 284 de doenças infecciosas e parasitárias; 332 do aparelho circulatório; 181 do aparelho respiratório; 149 de aparelho digestivo; 134 de lesões, envenenamentos e causas externas.
A saúde, numa visão global, implica a redução da mortalidade infantil e o aumento da expectativa de vida da população.
Cerca de 70% das mortes de recém nascidos, ocorrem por causas evitáveis, como falta de atenção às mulheres na gestação, no parto, ao feto e ao bebê.
A mortalidade infantil está associada à educação, à renda familiar, acesso aos serviços de saúde, à oferta de água tratada, esgoto e ao grau de informação das mães.
Esses dois índices indicam a melhora na qualidade de vida como um todo.
Entre a população de menor renda, cerca de 90% usam os serviços públicos de saúde. Atender bem essa população é promover a igualdade de oportunidades e contribuir para que o nosso povo possa enfrentar os desafios do trabalho e do desenvolvimento pessoal.
Melhorar a eficiência da rede pública de Saúde de Osasco é um desafio que precisa ser enfrentado de forma determinada, oferecendo um serviço humano e pessoal aos usuários da rede. Reduzir o tempo de espera para uma consulta, combater a falta de médicos e medicamentos e realizar os exames necessários no menor tempo são metas que devem ser estabelecidas pela administração municipal.
Os socialistas entendem que a saúde e a educação devem ser gratuitas e de qualidade, em todos os níveis. 

Mário Luiz Guide é professor universitário, formado em filosofia na USP e em Direito pela Unifieo, com doutorado na USP em Ciências Políticas. É vereador em Osasco e secretário geral do PSB no estado. www.marioguide.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário