quinta-feira, 7 de junho de 2012

A EDUCAÇÃO COMO PRIORIDADE


llA educação é importante para a vida pessoal, para a vida da cidade, para a vida do país e para a vida do mundo.
Ela é importante para a vida econômica, pois hoje cabe à ciência e à tecnologia criar os processos de produção de bens que usamos no dia a dia. A ciência de ponta é um importante agente de transformação social e se desenvolve com investimentos na educação e na pesquisa.
O capital intelectual, como saber, engenhosidade, capacidade, talento, “know how” profundo sobre um assunto é importante para gerar riqueza.
Por isso é chave investir no conhecimento das pessoas. A qualificação do capital humano é o principal fator de progresso de qualquer sociedade; para aumentar o valor agregado nas mercadorias, para aumentar a competitividade e a produtividade.
Como exemplo, podemos ver o caso da Coréia do Sul. Nos anos 60, sua economia era mais atrasada que a brasileira. Investimentos maciços na educação e na pesquisa elevaram o PIB per capta (a riqueza produzida dividida por pessoa) para U$ 25.010 contra U$ 12.850 do Brasil. Seu fluxo de comércio exterior foi 886 bilhões de dólares em 2010 contra 383 bilhões de dólares do Brasil.
Por outro lado, a educação é um instrumento poderoso de democratização das oportunidades e das informações; um instrumento de redução das desigualdades sociais; um instrumento de formação para a vida social buscando a realização plena da cidadania através de seus pilares básicos: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver com os outros e aprender a ser com autonomia, personalidade e responsabilidade. Ela deve permitir a cada um sua realização física, intelectual, psicológica, profissional e social. Deve buscar a superação da exclusão social e das desvantagens materiais e sociais.
Na sociedade democrática todos são políticos, todos são eleitores e todos podem ser candidatos. Estar informado sobre as coisas da cidade, do país e do mundo é uma dimensão importante da cidadania. A educação deve cuidar deste aspecto.
No mundo atual, a educação deve ser continuada, não se resumindo a um período de vida. O fluxo de informações é contínuo e o quadro de conhecimento é dinâmico. Para acompanhá-lo é necessário um trabalho permanente de atualização.
Por todos estes fatores, a educação deve ser prioridade das políticas públicas.

Mário Luiz Guide é professor universitário, formado em filosofia na USP e em Direito pela Unifieo, com doutorado na USP em Ciências Políticas. É vereador em Osasco e secretário geral do PSB no estado. www.marioguide.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário