quinta-feira, 10 de maio de 2012

Socialistas vencem na França!


llNo último domingo, os franceses foram ás urnas e elegeram para presidente François Hollande, do Partido Socialista Francês derrotando Nicolas Sarkozy, atual presidente apoiado pela direita. A Europa vive as conseqüências da crise econômica e financeira que abalou os Estados Unidos em 2008 e a Europa em 2011, principalmente a Grécia.
A França é a 5ª economia do mundo e a 2ª economia da União Européia. A divida pública do governo subiu bastante e o desemprego aumentou muito.
Para salvar os bancos e as grandes empresas, os governos dos países avançados (a França entre eles) jogaram muito dinheiro neles aumentando a dívida dos governos. Nesta situação, os próprios bancos e empresas desconfiavam uns dos outros achando que não iam conseguir pagar suas dívidas. Isto gerou desconfiança de uns em relação aos outros e desconfiança na força da moeda, no caso dos europeus, a desconfiança do Euro, a moeda única. Para sair desta situação, o setor conservador, o setor da direita tem proposto austeridade fiscal, ou seja, corte nos gastos públicos, corte nos salários, corte nos cargos e nas aposentadorias.
Estes remédios tem agravado a situação da economia e gerado mais desemprego.
Os socialistas, na França, embora reconheçam a importância do equilíbrio das contas públicas (não gastar mais do que recebe) não concordam que os trabalhadores paguem o preço da crise econômica, gerada pelos bancos e grandes empresas.
Eles propõem que seja estabelecido um plano de crescimento econômico, um plano de geração de empregos. Eles propõem incentivos para as empresas que empreguem jovens e pessoas da meia idade; propõem gerar empregos na área de educação; melhorar a situação das famílias necessitadas; etc.
Para melhorar a receita, a entrada de recursos, propõem cobrar mais impostos das grandes fortunas e retirar isenções de impostos que o governo da direita deu aos ricos.
Como se nota, a vitória socialista na França traz uma conseqüência política importante que é a maneira de tratar, de lidar com a crise econômica e financeira mundial, em especial, a crise européia. No entanto, ainda em junho haverá eleições de deputados na França. É fundamental que os socialistas e seus aliados consigam formar uma maioria para poderem governar e, o presidente François Hollande não fique isolado e impedido de governar segundo as diretrizes socialistas.
Que a vitória socialista na França represente dias melhores para todos.

Mário Luiz Guide é professor universitário, formado em filosofia na USP e em Direito pela Unifieo, com doutorado na USP em Ciências Políticas. É vereador em Osasco e secretário geral do PSB no estado. www.marioguide.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário