quinta-feira, 17 de maio de 2012

Esgoto é prioridade?


llFatos e Idéias: Recentemente, você esteve reunido com a área técnica da SABESP, para tratar da implantação da rede coletora de esgoto em vários bairros da Zona Norte. Como foi a reunião?
Prof. Mário Luiz Guide: A Zona Norte de Osasco, em virtude do Braço Morto do Tietê, ficou defasada na implantação da rede coletora de esgoto.

F.I. – Mas por que esta defasagem?
MLG.  – Boa parte da rede coletora de Esgoto de Osasco foi implantada na Zona Sul. Como quase todos os córregos da Zona Norte deságuam no Braço Morto do Tietê e não havia coletor tronco no Braço Morto, não se fazia a rede de esgoto.

F.I. – Ainda é assim hoje?
MLG. – Não. Hoje já há o coletor tronco do Córrego Rico do Jd. Helena Maria, o coletor tronco do Ribeirão Vermelho e o coletor tronco do próprio Braço Morto que são interligados com o coletor tronco do Rio Tietê, que leva o esgoto para a estação de tratamento de Barueri.

F.I. – A maior parte do esgoto coletado em Osasco é tratado?
MLG. – Não. A Sabesp tem um compromisso com o Ministério Público Estadual (“ajuste de conduta”) para até 2020 estar com quase a totalidade do esgoto de Osasco coletado e tratado.

F.I. – Mas voltando à Zona Norte, que bairros mais necessitam de esgoto?
MLG. – Vários bairros. Mas a grande necessidade para expandir a rede coletora de esgoto na Zona Norte é a implantação do coletor tronco ao longo do córrego do Jd. Baronesa.

F.I. – Isto beneficiaria quais bairros?
MLG. – O Jd. Baronesa, o Portal D’oeste I e Portal D oeste II, o Jd. Bonança e a Vila Menck. São bairros antigos, com mais de 40 anos e não tem rede coletora de esgoto.

F.I. – A área técnica da Sabesp deu alguma esperança?
MLG. – Há uma negociação entre o governo federal, estadual e municipal para acelerar a implantação da rede coletora de esgoto nestes bairros. 

Mário Luiz Guide é professor universitário, formado em filosofia na USP e em Direito pela Unifieo, com doutorado na USP em Ciências Políticas. É vereador em Osasco e secretário geral do PSB no estado. www.marioguide.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário