quinta-feira, 15 de março de 2012

JOVENS

llO Brasil vive atualmente uma onda jovem: os jovens são mais de 46% dos eleitores e representam mais de 40% da população economicamente ativa (existem 50,5 milhões de jovens na faixa de 15 a 29 anos). Cerca de 81% dos jovens de 15-17 anos estão matriculados em escolas, mas a porcentagem cai para 51% na faixa de 18-19 anos e para 26% na faixa de 20-24 anos, que é a faixa própria do ensino universitário, limitada no Brasil em função dos custos diretos e de pressões para entrar no mercado de trabalho.
Os jovens de famílias mais pobres tem taxa de escolaridade de 32,7% em comparação com 64,5% das famílias ricas. Como se nota a estrutura profundamente desigual da sociedade brasileira atinge diretamente os jovens.
Em Osasco, os jovens de 15 a 29 anos somam 193 mil. O seu presente e o seu futuro é uma questão essencial.
Não tem futuro a sociedade que não garante educação de qualidade a seus jovens e condena parte deles à delinqüência lhes negando emprego e esperança, presente e futuro. Na defesa e promoção dos jovens o PSB lutará:
1. Criação de cursos preparatórios gratuitos para os vestibulandos através da Rede Municipal de Ensino.
2.  Utilização das escolas municipais e dos equipamentos sociais nos fins de semana com programas voltados aos jovens.
3. Cursos profissionalizantes em parceira com o Sesi, Sesc e Senai da cidade, com bolsa e ajuda de custo para os alunos carentes e cursos rápidos de encanador, eletricista, pedreiro, etc.
4. Criação de Casas de Recuperação para dependentes químicos e a realização de campanhas de prevenção ao uso de drogas.
5. Criação da Secretaria da Juventude e do “Plano Municipal da Juventude”
6. Reforma da Lei do Passe Livre.
7. Criação do Parque da Juventude com esportes e espaços adequados aos jovens.
8. Programa de Incentivo ao Primeiro Emprego.
9. Melhorar a segurança das escolas
10. Aprofundar a inclusão digital através dos laboratórios de informática nas escolas.
11. Ensino de línguas estrangeiras – ampliar o ensino da língua inglesa, espanhola e outras nas escolas municipais, pois no mundo globalizado são vitais para o desenvolvimento econômico e para a capacitação dos indivíduos.
12. Consolidar e desenvolver a Universidade Federal de Osasco
13. Desenvolver Programa de Saúde Escolar.

Mário Luiz Guide é professor universitário, formado em filosofia na USP e em Direito pela Unifieo, com doutorado na USP em Ciências Políticas. É vereador em Osasco e secretário geral do PSB no estado. www.marioguide.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário