quinta-feira, 8 de março de 2012

DIREITOS DA MULHER

llOsasco aos 50 anos é uma cidade de 666.740 habitantes, sendo 346.304 mulheres (51,9%) e 320.436 homens (48,1%).  A população jovem, até 30 anos, soma 369.671 (55%). A população acima de 60 anos é 9,8% do total. Osasco é jovem na idade e jovem na sua população.
 Nesta semana, que se comemorou o “Dia Internacional da Mulher”, é importante prestar atenção para alguns dados: cerca de 82% das mulheres que tem trabalho remunerado enfrentam a dupla jornada de trabalho. Mulheres que exercem o mesmo tipo de trabalho que os homens recebem salários 33% inferiores aos salários dos homens. Embora seja mais de 50% da população, as mulheres participam apenas em torno de 12% dos cargos eletivos do país.
O PSB luta para construir uma nova ordem nas relações entre homens e mulheres sem preconceitos de raça, etnia, orientação sexual e geracional e que possibilite igualdade de oportunidades para as mulheres, combatendo as discriminações e a desigualdade de gênero. O PSB luta para que as mulheres tenham maior autonomia econômica social e pessoal. Eis algumas propostas:
1.  Implantação do Planejamento Familiar com orientação sexual, conscientização, prevenção da maternidade precoce e estímulo a paternidade responsável.
2.  Campanhas municipais de combate à violência contra a mulher, em especial contra a violência doméstica, construção de casa-abrigo para proteção das vítimas em situações de risco.
3.  Exigência de “Certificado de Cumprimento” da legislação sobre creches e licenças maternidade para participação em concorrência pública.
4.  Criação de creches-noturnas para a mãe-trabalhadora.
5.  Fortalecimento e ampliação do Centro de Referência à Saúde da Mulher.
6.  Ampliar a participação da mulher nos cargos de direção dos órgãos municipais
7.    Ampliação da educação infantil mantida pela rede pública ou conveniada, garantindo creches e EMEIS para as crianças de 0 a 7 anos.
8. Desenvolver Programa de Planejamento Familiar

Mário Luiz Guide é professor universitário, formado em filosofia na USP e em Direito pela Unifieo, com doutorado na USP em Ciências Políticas. É vereador em Osasco e secretário geral do PSB no estado. www.marioguide.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário