quinta-feira, 29 de março de 2012

A Democracia e a Formação Política

llNesta semana, o PSB de Osasco começou o seu tradicional “Curso de Formação Política”. Este ano, o curso está mais voltado para questões sociais importantes para o PSB e para a realidade de Osasco. Além dos militantes, o curso é voltado também para os pré-candidatos a vereador pelo Partido Socialista.
   Para o PSB de Osasco, cinco questões são prioritárias entre tantas outras importantes. Eles são: saúde, educação, geração de emprego e renda, habitação e meio ambiente e transporte-trânsito. Além destes pontos, a Deputada Luisa Erundina vai falar sobre “A Questão Urbana e os Direitos da Mulher”. Ainda haverá palestra sobre “O Orçamento de Osasco” e “O Funcionamento da Câmara Municipal”. O curso vai encerrar em 22 de maio com o Deputado Federal e Secretário Estadual de Turismo Marcio França que abordará o tema: “O PSB e as Eleições de 2012”.
   Também neste final de semana, dia 30 e 31 de março, a Fundação João Mangabeira estará realizando em Brasília um seminário para os candidatos a prefeito e vice-prefeito do Brasil todo, do PSB. 
   Esta fundação é a responsável pela formação política e formulação de propostas do PSB. Este encontro tratará de temas tais como: “Construindo o Programa de Governo”, “Compartilhando Experiências Exitosas do PSB”, “Estratégia e Marketing Político Eleitoral”, etc.
   Por que a preocupação do PSB nacional e do PSB de Osasco com a formação política? Por trás dessa preocupação está a visão de que a democracia exige cidadãos e cidadãs críticos, conscientes e participativos. A democracia exige cidadania ativa.
   No mundo Grego, a democracia é o poder do demos, o poder dos bairros, o poder do povo, o poder da maioria. O critério básico da democracia é quantitativo: quem tem maior quantidade de votos vence. Nem sempre o mais preparado, o mais competente, o melhor vencem. No entanto, seria bom que vencessem.
   No mundo grego, o governo dos melhores, dos mais preparados, dos mais competentes era a aristocracia, não era a democracia.
   No entanto, é desejável, para o próprio aperfeiçoamento da democracia que os cidadãos e as cidadãs se tornem cada vez melhores, mais preparadas e mais competentes. Para isto, a formação política é fundamental. Cidadãos e cidadãs mais informados e preparados melhoram a democracia.
   

Mário Luiz Guide é professor universitário, formado em filosofia na USP e em Direito pela Unifieo, com doutorado na USP em Ciências Políticas. É vereador em Osasco e secretário geral do PSB no estado. www.marioguide.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário