sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

OSASCO: UM CENTRO COMERCIAL E DE SERVIÇOS

llNa década de 1960, na emancipação de Osasco, 90% de sua renda bruta era da indústria. Mas o pólo comercial, as importantes instalações militares em Quitaúna e a vinda do Bradesco na Cidade de Deus (1953) já eram elementos do futuro pólo comercial e prestador de serviços. Neste mesmo ano, foi inaugurado o Mercado Municipal de Osasco com venda de cereais, frutas, legumes, verduras, açougue, peixaria, etc. 
De 1940 a 1980, a população de Osasco dobrou de uma década para outra seguindo a tendência da região metropolitana. A população é bastante heterogênea, vindo do interior de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Ceará, Piauí, Paraíba, Paraná, Alagoas, etc.
A indústria é um pólo de atração, mas a busca por moradia na periferia da capital também é um aspecto importante. Osasco mantém a característica de cidade industrial  e cidade dormitório, pois muitos que aqui moravam iam trabalhar em São Paulo e na Região. Alguns loteamentos foram mal planejados, a ocupação do solo se deu de forma bastante desordenada e, sempre que encarecia os terrenos do centro e dos bairros mais próximos, a população mais pobre ia sendo expulsa para as regiões mais distantes, da mesma forma que ocorria na capital.
No inicio dos anos 80, o Brasil vivia uma crise econômica grande. O país que vinha crescendo a taxas altas durante quase todo o século, estagnou. Crise financeira internacional, endividamento externo do Brasil, desemprego elevado, perda de capacidade de investimento por parte do poder público, inflação elevada, luta dos trabalhadores para manter o poder de compra dos salários, etc.
Essa crise atinge em cheio a região metropolitana de São Paulo e começa mudar seu perfil econômico, também em função de sua fraqueza de representação política e, em virtude das diretrizes para a política urbana e regional do Estado de São Paulo que previam a descentralização e desconcentração das atividades industriais, a interiorização econômica.
Em São Paulo e Osasco ocorre a transferência de várias indústrias, aumentando o desemprego e o subemprego e a população de renda menor. Aumentam os setores de comércio e de serviços e reduz a indústria. Parte do Centro Industrial de Osasco transforma-se em empreendimentos comerciais, junto com o Calçadão da Antônio Agú e vários centros de comércio dos bairros.
A área industrial de Osasco desenvolve-se mais no lado norte da cidade, próximo a Rodovia Anhanguera; Osasco se transforma em centro dinâmico de comércio e de serviços, inclusive com várias universidades, shoppings centers, etc., acompanhando a tendência nacional e metropolitana de redução do secundário e crescimento do terciário no produto interno bruto.
A cidade de Osasco hoje é o 12º PIB entre as 5.564 cidades brasileiras e parte considerável dele está no setor de comércio e serviços.

Mário Luiz Guide é professor universitário, formado em filosofia na USP e em Direito pela Unifieo, com doutorado na USP em Ciências Políticas. É vereador em Osasco e secretário geral do PSB no estado. www.marioguide.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário