quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

OSASCO: ORIGEM E EMANCIPAÇÃO

llPara alguns, Osasco, por causa do Rio Tietê, foi uma Vila de Pescadores. No século XVIII aqui residiu o bandeirante Antônio Raposo Tavares, na região onde se instalou o 4º Regimento de Infantaria do Exército, no bairro de Quitaúna. No final do século XIX o Brasil vivia o período da passagem da mão de obra escrava para a mão de obra assalariada. O Brasil, neste período, recebeu uma grande quantidade de italianos e de outros povos. Calcula-se que de 1870 e 1920 tenha entrado cerca de um milhão e meio de italianos, a maioria no Estado de São Paulo. Entre estes estava Antônio Agú, fundador de Osasco. Chegando no Brasil, Antônio Agú tornou-se funcionário da Estrada de Ferro Sorocabana. Em 4 de junho de 1887 ele compra terras de João Pinto Ferreira, grande proprietário da Região, no Km 16 da Estrada Sorocabana. Vende terrenos, planta hortaliças, constrói uma olaria e, em 1892, instala uma indústria, a chamada “Cartiera”, primeira fábrica de papelão do Brasil.
Em 1895, por interesse de Antônio Agú e da Sorocabana, surge a Estação Ferroviária de Osasco, cujo o nome era uma homenagem à terra de Antônio Agú, na região de Torino-Piemonte , na Itália. Foram construídas muitas casas para operários na Rua da Estação e nas redondezas. Várias fábricas vieram depois. Osasco tornou-se um bairro industrial de São Paulo.
A população de Osasco crescia. Pelo Censo Estadual de 1934 Osasco contava  com 12 mil pessoas. Um maior número de italianos, mas tinha russos, poloneses, portugueses, alemães, etc. Em 1940 eram 15 mil. É nesta década que se implanta a metalurgia pesada com a Cobrasma, Brown Boveri, Cimaf, Lonaflex, etc., além de outras fábricas antigas que já existiam como Adamas, Hervy, Frigorífico Wilson, Cotonifício Beltramo, Fósforo Granada, etc. É neste período que cresce a população: em 1950 já são 41 mil pessoas. Com o aumento da industrialização acelerou-se a urbanização, inclusive em toda a região metropolitana. Em 1960 a população de Osasco é de 114 mil pessoas. Na década seguinte pula para 283 mil pessoas e em 1980 são 474 mil pessoas.
Um dos germes do movimento pela autonomia de Osasco foi a criação da Sociedade de Amigos do Distrito de Osasco, em 1948. Os trabalhadores e moradores de Osasco lutavam contra  o que consideravam “abandono do bairro” por parte da Prefeitura de São Paulo. O movimento pela Emancipação de Osasco surge na década de 1950. Em 21 de agosto de 1952 foi constituida a comissão para coordenar a luta pela autonomia. Em 1953, aconteceu o primeiro plebiscito e a população se dividiu entre o “sim” favorável à emancipação e o “não” contrário a separação de Osasco de São Paulo. Os que defendiam o “não” venceram.
Só em 31 de dezembro de 1958, através da lei estadual 5121 Osasco foi reconhecido como município. O “sim” havia vencido o plebiscito realizado em 21 de dezembro de 1958. A Prefeitura de São Paulo pediu anulação do plebiscito.
Mas passariam ainda quatro anos, com campanhas populares, várias pressões, ações na justiça, para que houvessem as eleições e posse do prefeito e dos vereadores. Estes foram empossados em 19 de fevereiro de 1962.
A emancipação foi uma grande luta do povo de Osasco. O primeiro prefeito foi Hirant Sanazar e o primeiro vice-prefeito foi Marino Pedro Nicoletti.
Em 28 de fevereiro de 1964, por meio da Lei nº 8.092 foi criada a Comarca de Osasco.


Mário Luiz Guide é professor universitário, formado em filosofia na USP e em Direito pela Unifieo, com doutorado na USP em Ciências Políticas. É vereador em Osasco e secretário geral do PSB no estado. www.marioguide.com.br

7 comentários:

  1. Nossa me ajudou muito, o texto esplica bastante sobre a emancipação de Osasco

    ResponderExcluir
  2. gostei ajudou meu filho no trabalho da escola

    ResponderExcluir
  3. Gostei da matéria me ajudou á conhecer um pouco mais da cidade o qual muito estimo.

    ResponderExcluir
  4. Gostei de conhecer um pouco mais sobre essa maravilhosa cidade...

    ResponderExcluir
  5. Gostei de conhecer um pouco mais sobre essa maravilhosa cidade...

    ResponderExcluir