quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

OSASCO 50 ANOS: ALGUNS FATOS CULTURAIS

llUma cidade não é composta apenas de casas, prédios, produção de bens e serviços, mas ela é composta também de sentimentos, emoções, lazer, divertimento, espiritualidade, solidariedade, etc. Eis alguns fatos culturais da história de Osasco.
ll1. PRIMEIRO CINEMA – Em 1916 foi construído o primeiro cinema de Osasco na Rua da Estação. Ele recebia iluminação por meio de um gerador, pois não havia eletricidade na Vila nesta época.
ll2. PRIMEIRA ESCOLA – Ficava onde é hoje as Casas Pernambucanas, numa pequena sala, em 1912. A segunda escola, na Rua André Rovai, em 1918: era mista no início e depois separou meninos e meninas. Na Rua Dona Primitiva Vianco, a partir de 1919 funcionou o Grupo Escolar de Osasco, que tinha cinco salas e um gabinete do Diretor. Nele estudavam separados os meninos das meninas.
ll3. LAZER – Em 1920, o lazer das moças e rapazes era ir ao cinema Osasco, dançar no Clube Atlético Floresta, passear de barco pelo Rio Tietê e ir até a Vila São José.
ll4. CLUBE – O Clube Associação Atlética Floresta foi o primeiro clube da cidade. É localizado na Rua Dona Primitiva Vianco onde havia uma floresta de eucaliptos, plantados para ajudar a drenagem da região que era de muitos brejos e alagados. Ganhou nome de “Floresta” por causa da floresta de eucaliptos.
ll5. SOLIDARIEDADE – Em 1935 foi fundado o Lar Bussocaba que dava assistência médica, hospitalar, religiosa aos necessitados.
ll6. SAÚDE – Com o nome de Hospital das Damas, em homenagem a várias mulheres, entre elas muitas freiras, que haviam lutado muito, através de campanhas e ações diversas para conseguirem o primeiro hospital da cidade.
ll7. MÚSICA – A tradicional Corporação Musical Santo Antônio foi criada em 25 de janeiro de 1954. No início, contava com 36 músicos.
ll8. TEATRO – No início dos anos de 1970 surgiu o Núcleo Independente do Teatro Expressão com atores importantes como Ricardo Dias, Mercedes Souza e Rubens Pignatari. Eles se destacaram com várias peças tais como: “Muro de Arrimo”, “Morte e Vida Severina”, “Zumbi”, “O Santo e a Porca”, etc. Em 7 de setembro de 1996 foi instalado o Teatro Municipal de Osasco.
ll9. MUSEU – O acervo foi criado pela Lei 401 de 28 de outubro de 1964. Ele recebe o nome de Museu Dimitri Sensaud de Lavoud, em 1977. Ele guarda documentos que revelam aspectos importantes da História de Osasco.
ll10. BIBLIOTECA – A Biblioteca Municipal Monteiro Lobato foi criada pela Lei 162 de 20 de setembro de 1963. O prédio atual é de 1996. Ela é uma fonte importante de pesquisa e estudo para os jovens e moradores de Osasco.
ll11. EMANCIPADORES – Para manter vivos os ideais daqueles que lutaram pela autonomia de Osasco, para prestigiar e respeitar todos aqueles que lutaram pela cidade, foi criada em fevereiro de 1974 a “Ordem dos Emancipadores de Osasco”.

Mário Luiz Guide é professor universitário, formado em filosofia na USP e em Direito pela Unifieo, com doutorado na USP em Ciências Políticas. É vereador em Osasco e secretário geral do PSB no estado. www.marioguide.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário