quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

PSB: A luta continua!

llNos dias 2 e 3 de dezembro realizou-se o XII Congresso Nacional do PSB – Partido Socialista Brasileiro, em Brasília. Eu estive lá. Havia representação dos 27 estados brasileiros.
A sessão de abertura foi na sexta-feira, dia 2, à noite. Começou com a apresentação do hino nacional interpretado pelo pianista Arthur Moreira Lima, que se filiou ao PSB em setembro, no Rio de Janeiro, no seminário nacional da Fundação João Mangabeira sobre “A Crise Econômica Internacional e a Economia do Brasil”. Na ocasião, o presidente nacional do PSB, governador de Pernambuco Eduardo Campos assim se expressou: “Arthur, é com enorme satisfação que o recebemos. A sua entrada simboliza a entrada de muitos artistas, de muitos intelectuais que sempre estiveram, desde a origem da Esquerda Democrática, organizando e construindo o PSB. Pessoas que nunca perderam a pureza, que nunca perderam a fé no Brasil, que nunca perderam capacidade de sonhar e de lutar pelos seus sonhos”. O Pianista interpretou em seguida a Internacional Socialista.
Falou depois uma representante do Partido Socialista Chileno, a neta do presidente Salvador Allende, socialista histórico. Discursou também um representante do Partido Socialista do Uruguai, em nome das delegações estrangeiras presentes e da Coordenação Socialista Latino-Americana. 
Usaram da palavra depois, Sandra Rosado, líder da bancada de deputados federais do PSB; Rodrigo Rollenberg, líder da bancada de senadores; Rui Falcão, deputado federal e presidente nacional do PT; Cid Gomes, governador do Ceará, em nome dos seis governadores do PSB e Marcos Maia, presidente da Câmara de Deputados e presidente da República em exercício.
Em seguida, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, presidente nacional do PSB encerrou a solenidade de abertura com um discurso muito adequado.
Fazendo um balanço da atuação da atual executiva do PSB, ele disse que o partido cresceu muito nas eleições municipais de 2008 e nas eleições estaduais de 2010. Este crescimento decorreu do posicionamento correto do PSB, mantendo sua unidade interna e a unidade das forças populares em torno da presidenta Dilma Roussef. Nas eleições de 2012 o partido lançará 1500 candidatos a prefeitos e vereadores em mais de 3000 municípios. 
No sábado o congresso debateu: “A questão urbana: Um novo caminho para as nossas cidades”, com uma boa palestra do prefeito de Belo Horizonte Márcio Lacerda e muito debate. Foi um congresso vibrante e muito proveitoso. A luta continua!

Nenhum comentário:

Postar um comentário