sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Mudou o clima?

llSegundo o relatório de 2007 do IPCC – Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, órgão criado pela ONU – Organização das Nações Unidas através do PNUMA – Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas, há 90% de chance do aquecimento global, observados nos últimos 50 anos, ter sido causado pela atividade humana. A ação humana teria acelerado os processos dos ciclos naturais.
Nos últimos anos, as conferências internacionais sobre o clima da ONU têm debatido esta questão de como diminuir o aquecimento global, que altera o clima da terra. Na última Conferência do Clima da ONU, realizada em Durban, na África do Sul, que terminou no inicio desta semana, os debates foram intensos. A Conferência terminou com uma perspectiva de acordo entre os países desenvolvidos e os países emergentes em torno de um novo acordo internacional de redução da emissão de gases efeito-estufa que provocam o aquecimento global. Ele seria elaborado até 2015 e ratificado depois para entrar em vigor em 2020.
No inicio da Conferência, os países desenvolvidos queriam que todos os países assumissem metas de redução da emissão desses gases. Alguns países emergentes, argumentavam que os países desenvolvidos eram os principais responsáveis pelo acúmulo atual de gases do efeito estufa na atmosfera, e que, portanto, as responsabilidades de redução deveriam ser diferenciadas; compartilhadas, mas diferenciadas entre os graus de poluição.
No Protocolo de Kyoto, tratado assinado no Japão em 1997, só os países desenvolvidos tinham metas de reduzir as emissões de gases-estufa, os países em desenvolvimento não assumiram metas de redução. Este tratado entrou em vigor em 2005 e estará em vigor até 2012.
Como os Estados Unidos, principal poluidor no passado e a China principal poluidora hoje, não ratificaram o Protocolo de Kyoto; países importantes como o Japão, Canadá e Rússia, não quiseram aceitar a sua prorrogação até 2015, como foi decidido na Conferência de Durban.
O Brasil, país emergente, desempenhou um papel importante na atual Conferência do Clima da ONU. O Brasil evoluiu aceitando que os países emergentes deveriam também estabelecer as metas de redução dos gases de efeito estufa.
A Conferência trouxe uma esperança que é a possibilidade de um acordo global para reduzir a emissão de gases-estufa, mas, ao mesmo tempo, traz preocupações pois o prolongamento do Protocolo de Kyoto deixou de ter apoio de importantes países.
De qualquer forma, o fato de grandes poluidores como os EUA e a China e outros aceitarem um acordo global com força de lei é um avanço na luta para preservar a vida no planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário