quinta-feira, 24 de novembro de 2011

O PSB e o cenário atual

llFatos & Idéias - O PSB estará realizando, em Brasília nos dias 2 e 3 de dezembro seu Congresso Nacional. Que questões serão tratadas?
Mário Luiz Guide – Um Congresso Nacional, dado o tamanho do Brasil, acaba tratando de vários problemas. Mas os pontos para discussão e votação são: uma avaliação do cenário político nacional, a questão urbana, e as eleições municipais de 2012, a eleição do Diretório Nacional, etc.

llFatos & Idéias - Tradicionalmente o PSB realiza algumas homenagens para as personalidades que se destacaram no cenário Nacional e Internacional. Quem serão os homenageados este ano?
Mário Luiz Guide – Na abertura do XII Congresso Nacional serão homenageados o médico Dr. Jamil Haddad, ex-presidente nacional do PSB e ex-ministro de saúde e o líder sul-africano Nelson Mandela por sua luta pela emancipação e libertação do povo negro da África do Sul. 

llFatos & Idéias – Você estará presente no Congresso, como delegado nacional por São Paulo. Que preocupações você leva ao Congresso Nacional do PSB?
Mário Luiz Guide – Vou atuar junto com a delegação de São Paulo. Tem bandeiras que são importantes para o PSB, tais como a luta por uma educação de qualidade, pelas melhorias da saúde pública, pela geração de empregos com salários decentes, pela moradia digna, pela ampliação do transporte coletivo de massas, etc.
llFatos & Idéias –  Além destas propostas, além dessas lutas por direitos sociais, que é histórica do PSB, há alguma questão mais importante?
Mário Luiz Guide – São Paulo irá propor que o PSB lute para aprofundar a redução dos juros: os juros altos agravam o crescimento da dívida pública, transferem recursos de toda a economia para o setor financeiro, inibem o crescimento econômico, etc.

llFatos & Idéias – O ex-ministro Ciro Gomes, líder do PSB, avaliou que é inevitável uma separação do PSB com o PT. O Congresso Nacional vai tratar desta questão?
Mário Luiz Guide – O PSB está em aliança Nacional com o PT desde 1989, na constituição da “Frente Brasil Popular”, na primeira campanha presidencial de Lula. O PSB tem dialogado com as forças populares e democráticas e deve continuar dialogando. Existem muitos conflitos dentro do próprio PSB e, é natural, que haja conflitos entre as forças aliadas. Mas o PSB avançou bastante em muitos Estados como Amapá, Piauí, Ceará, Pernambuco, etc em aliança com o PT e outras forças populares, além dos avanços sociais no governo Lula e no governo Dilma. A parceria deve continuar.

Mário Luiz Guide é professor universitário, formado em filosofia na USP e em Direito pela Unifieo, com doutorado na USP em Ciências Políticas. É vereador em Osasco e secretário geral do PSB no estado. www.marioguide.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário