quinta-feira, 10 de novembro de 2011

POPULAÇÃO MUNDIAL: SOMOS 7 BILHÕES !

llO Fundo de Populações das Nações Unidas (UNFA) confirmou: o mundo já tem 7 bilhões de pessoas.
Desde o Homo Sapiens em 200.000 a.C., passando pela invenção da agricultura há 10.000 a.C., o mundo levou até 1804 para atingir o primeiro bilhão de habitantes. Mas, de 1998 até 2011, em treze anos, o mundo pulou de 6 bilhões para 7 bilhões de pessoas.
Na Índia, no mundo árabe e na África as taxas de natalidade são altas: as nigerianas tem 5,6 filhos.
Melhoraram as condições de vida pelo avanço da medicina, oferta de alimentos, tecnologias: na última década, 50 milhões de pessoas saíram da linha da miséria no Brasil; 200 milhões na Índia; 400 milhões na China, etc. A expectativa de vida em 1950 era de 48 anos; em 2011 de 69 anos.
A questão é: o planeta aguenta o aumento crescente da população ? É possível alimentar e dar qualidade de vida a todos ? Alguns aconselham a dieta vegetariana para todos. A atual produção de grãos seria suficiente para alimentar 10 bilhões de indianos, mas daria para alimentar só 2,5 bilhões de americanos que usam os grãos para alimentar o gado. Para produzir um quilo de grãos gasta de 500 a 2.000 litros de água; para produzir um quilo de carne gasta 15.000 litros.
Para alimentar a população mundial projetada em  9 bilhões em 2043, os fazendeiros teriam que elevar a produção de grãos em 60%: dos 2,5 bilhões de toneladas atuais para 4 bilhões.
A produção agrícola cresce com tecnologia: mecanização, irrigação, correção química do solo, fertilizantes. A produção de trigo pode pular de uma tonelada por hectare para 10 toneladas.
Mas para avançar uma nova revolução verde nos alimentos é preciso desenvolver sementes adequadas, ter água, reformular a produção de fertilizantes, etc.
O aumento de população, principalmente nos grandes centros urbanos, provoca a degradação da área central, poluição, enchentes, falta de coleta adequada do lixo, além da pobreza, desemprego, transporte inadequado, favelas, etc. As desigualdades sociais aumentam: hoje os 20% mais ricos ficam com 77% da renda mundial; os 20% mais pobres com apenas 1,5%. 
O que compromete os recursos do planeta é um estilo, um modo de vida. É necessário desenvolver tecnologias, aumentar a produção, redistribuir a renda e planejar o crescimento populacional. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário