quinta-feira, 19 de maio de 2011

Um Socialista e o Desenvolvimento Sustentável

Pergunta: Neste sábado, dia 21 de maio, o PSB de Osasco estará recebendo o Senador João Alberto Capiberibe, do Amapá. Ele vem dar uma palestra no “Curso de Formação Política do PSB”. Você poderia dizer mais alguma coisa a respeito do senador?
Resposta: O senador Capiberibe foi governador do Amapá de 1995 a 2002. Antes havia sido prefeito de Macapá. Depois foi eleito senador. É um político socialista de muita coerência e determinação.
Pergunta: O Amapá é um estado relativamente novo. Foi desmembrado do estado do Pará e criado como território por Getúlio Vargas em 1943, após grandes descobertas de manganês em 1940, minério importante na produção de aço. Torna estado em 1988 e as primeiras eleições diretas para governador ocorreram em 1990. Foram muitas as dificuldades para governar o Estado?
Resposta: Dado o atraso do estado, as raízes coloniais tais como dependência, crime ecológico, desigualdade social estavam muito presentes. Parte da elite do estado, uma colônia de funcionários públicos federais era alienada, vindo de fora do estado. É nestas circunstâncias que o governador Capiberibe tenta implantar o Programa de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Amapá – PDSA. O Amapá faz fronteiras com a Guiana Francesa, são 600 quilômetros de fronteira com a União Européia que pode abrir muitas oportunidades econômicas.
Pergunta: O Programa de Desenvolvimento Sustentável do Amapá foi a grande proposta do governo. Ele conseguiu implantá-lo?
Resposta: As experiências mostravam que se você simplesmente tirasse o minério, as matas não sobravam quase nada depois da devastação, era um desenvolvimento insustentável. O governo impediu a entrada no estado das famosas madeireiras da Malásia, que tudo devastavam. Criou o Mapa de Zoneamento Ecológico Econômico, a Lei de Controle do Acesso à Biodiversidade do Amapá e o Código Estadual do Meio Ambiente, ferramentas técnicas e jurídicas para implantação de um desenvolvimento sustentável, que desse conta das necessidades atuais e das necessidades das futuras gerações. 
Pergunta: Do ponto de vista político, da democracia, o “Programa de Desenvolvimento Sustentável do Amapá” trouxe alguma inovação?
Resposta: Foi implantado o Planejamento Participativo com profunda participação popular nas decisões e a descentralização administrativa de recursos e responsabilidades envolvendo associações de moradores, clube de mães, organizações de mulheres, organizações de jovens clubes esportivos, igrejas, etc.
Foi um período de grande atuação das forças populares e de bastante inovação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário