domingo, 15 de maio de 2011

Socialismo hoje

Nesta semana que passou, no Curso de Formação Política do PSB de Osasco, veio palestrar o professor José Carlos Sabóia, diretor de Cursos da Fundação João Mangabeira, que é a fundação responsável pela formação política e pela formulação de propostas para o PSB.
José Carlos Sabóia foi deputado federal em três mandatos, representando o estado do Maranhão. Como deputado constituinte se destacou na luta pela reforma agrária. Foi Líder da bancada do PSB na Câmara Federal. É formado em sociologia pela Universidade do Brasil do Rio de Janeiro e fez mestrado em antropologia pela Unicamp.
Para ele, para se compreender a questão do socialismo hoje é necessário entender como está o mundo atual. Citando o historiador Nicolau Sevcenko, na sua obra “A Corrida para o Século XXI”, o mundo passou da Resolução Cientifica Tecnológica do fim do século XIX e começo do século XX para a Revolução da microeletrônica no final do século XX e começo do século XXI. Na primeira revolução técnica surgiu a eletricidade, o uso dos derivados de petróleo, os automóveis, as indústrias químicas, as usinas siderúrgicas, os materiais plásticos, os novos meios de transportes como os navios transatlânticos, carros, caminhões, motocicletas, trens expressos, aviões, além de novos meios de comunicação como o telégrafo, o rádio, a fotografia, o cinema, etc. A revolução da microeletrônica, traz o computador, o celular, os novos materiais (laser, etc). As inovações tecnológicas se dão de forma acelerada, em cadeia e em escola multiplicativa. Diz ele: “Sentimo-nos incapazes de prever, resistir ou entender o rumo que as coisas tomam... No ritmo em que as mudanças ocorrem, provavelmente nunca teremos tempo para parar e refletir, nem mesmo para reconhecer o momento em que já for tarde demais”.
Pensar o socialismo hoje é levar a sociedade a dialogar com as inovações tecnológicas através da crítica, ponderando seus impactos, avaliando seus efeitos, pesquisando seus desdobramentos. 
A técnica deve ser posta a serviço de valores humanos, beneficiando o maior número de pessoas, e não acentuando as desigualdades, a miséria e concentrando a riqueza. 
Para avançar na questão tecnológica é fundamental o investimento em educação de qualidade, o aprofundamento da democracia e da participação política.
O socialismo avança num processo contínuo de democratização da riqueza, do poder e do saber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário