quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

2012 e a Política

llO ano de 2012 inicia-se com muita incerteza na área econômica. Em geral os analistas prevêem uma recessão na Europa (-0,3%), um crescimento muito pequeno nos Estados Unidos (1,3%) e no Japão (2%) e uma desaceleração na China (8,2%), para focar apenas nos principais atores econômicos internacionais. Ocorrendo estes fatos, o crescimento brasileiro previsto é na ordem de 3,5% do PIB.
A área política também aguarda acontecimentos importantes neste ano.
A eleição presidencial americana, pelo peso econômico, militar, político e cultural dos EUA, é um acontecimento político significativo. A eleição será em novembro e o presidente democrata Barack Obama disputará a reeleição contra um candidato republicano. A disputa promete ser bastante acirrada e polarizada. Terá conseqüências importantes para o mundo.
Na Europa, em março haverá eleição presidencial na Rússia. Deve haver uma troca de papéis entre o atual presidente Dimitri Medvedev que cederá seu lugar para o atual primeiro-ministro e líder de fato Vladimir Putin. Considerando várias manifestações de protestos que ocorreram no final do ano passado podem surgir novos fatos políticos.
Em Abril, será a vez das eleições presidenciais na França. O atual presidente Nicolas Sarkozy é o candidato conservador à reeleição e enfrentará o candidato do Partido Socialista Francês, François Hollande. Dada a crise econômica européia, esta eleição poderá influenciar a maneira de se lidar com ela. Sendo necessário haverá um segundo turno no inicio de maio.
Em outubro, ocorrerá o Congresso do Partido Comunista Chinês. A previsão é a renovação de 70% das lideranças do partido. Como a China vem se tornando um ator importante na política econômica internacional, este fato político é bastante relevante. A China é o principal parceiro comercial do Brasil.
Na América Latina, em Julho, ocorrerão as eleições presidenciais no México. Deve haver uma disputa entre os candidatos do PAN - (Partido da Ação Nacional-conservador) do PRI - (Partido Revolucionário Institucional-tradicional) e do PRD - (Partido da Revolução Democrática-esquerda). Em outubro será a eleição da Venezuela, quando Hugo Chavez disputará outra reeleição.
No Brasil um fato político importante são as eleições municipais de 7 de outubro de 2012. Serão renovados os mandatos de vereadores e prefeitos em 5.564 municípios.
Em Osasco, também em 7 de outubro, haverá eleição para prefeito e vereadores.
Em 19 de fevereiro, Osasco completará 50 anos, um resultado político da luta dos autonomistas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário