sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Osasco 51: Uma Boa Idéia!


Fatos e Idéias: Osasco completou 51 anos de emancipação nesta semana, no dia 19 de fevereiro. Valeu a luta do povo e dos autonomistas para converter o antigo bairro de São Paulo em uma cidade independente e autônoma?

Profº Mário Luiz Guide: Eu acho que valeu muito. Osasco é uma das maiores cidades de São Paulo e do Brasil. Em termos de produção, seu Produto Interno Bruto, que é a soma de todas as riquezas produzidas (PIB), é o 12º do Brasil e o 4º do Estado de São Paulo. Osasco é um grande centro comercial e de serviços da região metropolitana de São Paulo.

F.I. - A luta dos autonomistas pela emancipação de Osasco, foi uma ação forte de cidadania, de participação do povo no destino da cidade. Como você vê a participação dos cidadãos e cidadãs nos assuntos da cidade?

MLG -  Osasco é uma cidade bastante participativa. Ao longo desses 51 anos, o povo de Osasco tem participado muito. Veja a luta dos trabalhadores, através de seus sindicatos e associações em busca de melhores salários, melhores condições de vida e mesmo do enfrentamento com o Regime Militar através da greve da Cobrasma em 1968, na luta da UEO – União dos Estudantes de Osasco; na luta pelas melhorias dos bairros através das sociedades amigos de bairros, associações de moradores e da ATO – Associação dos Trabalhadores de Osasco; a luta das diversas associações de mulheres por creches e pelos direitos das mulheres, etc.

F.I. -  Osasco também foi destaque na luta contra a ditadura militar com forte presença do MDB – Movimento Democrático Brasileiro na Prefeitura, no movimento pelas “Eleições Diretas Já” através do PMDB, PT, PSB etc. Você concorda?

MLG - Sem dúvida. Osasco teve forte participação na luta pela anistia, na luta pelas Eleições Diretas Já, pela Constituinte de 1988. Enfim, Osasco estava na vanguarda da Luta pela Redemocratização do país. 

F.I. - Hoje, aos 51 anos, quais são os desafios que Osasco enfrenta?

MLG - Acho que o grande desafio é a luta para continuar construindo uma cidade socialmente mais equilibrada. Não é suficiente ter uma cidade rica se a grande maioria do povo não participa, não se utiliza desta riqueza. Ou seja, se esta riqueza não chega para a grande maioria da população.

F.I. - E o que é necessário fazer, para atingir esta cidade socialmente mais equilibrada? 

MLG -  Eu acredito que um dos meios é investir muito forte para se ter bons serviços públicos básicos: uma boa rede de saúde pública, educação de qualidade da creche até a universidade; bons serviços integrados de transporte (ônibus, trem, metrô, etc); moradia digna, empregos com salários decentes, melhoria da qualidade da vida dos bairros, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário